Câmeras – Alguns estabelecimentos comerciais, inclusive supermercados, instalaram câmeras de alta resolução no teto de suas lojas, logo acima dos caixas, como parte de seu sistema de segurança. Para evitar que pessoas mal intencionadas façam mau uso dessas imagens, recomenda-se que os usuários que pagam suas contas com cartão de crédito ou débito adquiram o hábito de colocar uma das mãos sobre o teclado enquanto digitam suas senhas, a fim de obstruir a filmagem e conservarem sua privacidade com proteção.

Disfarces – Na capital e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em diferentes bairros, há relatos e até registro de ocorrências em delegacias de falsos funcionários de serviços públicos das prefeituras e particulares como telefonia, internet e TV a cabo, que disfarçados com uniformes e crachás tentam assaltar ou assaltam de fato as residências em prédios e condomínios.  Neste mês, um caso como este foi registrado na 14ª DP, no Leblon, após uma casa ser assaltada em Ipanema, na Zona Sul carioca, por falsos funcionários da NET.

Cartas com papel timbrado de provedores de TV por assinatura também são relatadas nas redes sociais. Os avisos informam que estão modernizando a tecnologia e que será necessária a substituição de equipamento dentro da casa do assinante. Nesse comunicado, é colocado um telefone para contato (de um “comparsa”) para agendamento. Além disso, há depoimentos de ligações de supostos atendentes destas empresas.

A NET informou que está colaborando com as investigações desta e de outras suspeitas. Para evitar o crime, é recomendado que seus clientes confirmem os dados dos funcionários em visita técnica pelo telefone 10621, se houver suspeitas. No caso de serviços da Prefeitura do Rio, vale ligar para o 1746. Caso a suspeita seja confirmada, chame a polícia pelo telefone 190.