A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e a Associação Comercial e Industrial da Região Transoeste (Acir) promoveram, no dia 6 de Junho, a XV edição do Fórum de Segurança, no Windsor Barra, que contou com a participação de hoteleiros, empresários e autoridades para discutir o incremento da Segurança na Barra da Tijuca, novo polo hoteleiro carioca.

O evento marcou a apresentação da nova Associação Comunitária Bairro Seguro (ACBS), uma entidade civil, sem fins lucrativos, que abrange a região da 31º Área Integrada de Segurança Pública (AISP). Entre os principais objetivos da ACBS está o monitoramento da Barra da Tijuca e Recreio que prevê, através de uma central de controle que interliga as principais câmeras de segurança da área, identificar os pontos frágeis e compartilhar as informações estratégicas com o poder público. Sendo 100% custeado pela iniciativa privada, o projeto é executado por: ABIH-RJ; o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB); Barralerta; Acibarra; Acir Transoeste; Amar; CCBT; e o Conselho Comunitário de Segurança da 31º AISP.

Entre as autoridades presentes, o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, o chefe da Polícia Civil, delegado Fernando da Silva Veloso, e o secretário municipal Pedro Paulo Carvalho Teixeira.