A Prefeitura do Rio inaugurou no dia 9 de Julho um dos principais legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a mobilidade dos cariocas: a Transolímpica. A via expressa incorpora o sistema BRT e liga o Recreio à Deodoro. O BRT da Transolímpica é o terceiro corredor exclusivo para ônibus rápidos do Rio e o segundo a atravessar a cidade transversalmente, somando-se aos serviços BRT Transoeste e Transcarioca – em funcionamento desde 2012 e 2014, respectivamente. Juntos, os três corredores serão responsáveis pelo transporte de mais de 1,5 milhão de pessoas por dia.

A Transolímpica entrará em operação nos Jogos Rio 2016 atendendo exclusivamente os espectadores e a força de trabalho das instalações esportivas através do BRT e a família olímpica nas duas faixas da via expressa dedicadas aos carros (em cada sentido) em veículos credenciados. A Via Expressa já está à disposição da família olímpica e os serviços de BRT para os Jogos iniciaram no dia 18.

Com 26 km de extensão, após as Olimpíadas, a via será aberta à população e fará a ligação intermodal com o BRT Transcarioca, em Curicica, e a Transoeste, no Recreio, além de ser integrada aos trens da SuperVia e futuramente à Transbrasil, em Deodoro.

A estimativa é que o tempo de viagem entre Deodoro e Recreio se reduza em 60%, beneficiando 70 mil passageiros por dia no BRT e somando até 55 mil veículos por dia na via. Iniciadas em julho de 2012, as obras da Transolímpica contaram com investimento de R$ 2,2 bilhões. Ao todo, a nova via possui 41 travessias entre viadutos, pontes e elevados, que possibilitam a integração de 11 regiões. A implantação da Transolímpica contempla ainda a abertura de novos caminhos pelo Maciço da Pedra Branca, por meio da construção de dois túneis. O primeiro, na Serra do Engelho Velho; já o segundo, na Boiúna.