Em setembro, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Meio Ambiente, lançou publicamente seu Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), o qual prevê Diagnóstico (em andamento), Planejamento e Execução em prazo máximo de 10 anos. O Plano pretende implantar, entre outros, programas de incentivos aos cidadãos identificando através de um “selo de qualidade” os conjuntos arbóreos passíveis de proteção especial, além de isenções tributárias em função de arborização plena de áreas particulares ou adotadas.

A questão ambiental tem se mostrado importantíssima diante de quadros alarmantes sobre aumento gradual das temperaturas do nosso planeta e, em especial, do Brasil e do Rio de Janeiro (ver mapas).

Cabe destacar que o assunto está incluído em nossa Constituição Federal:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

As ilhas de calor são um produto do clima urbano, uma modalidade de mudança climática em escala local gerada pelas significativas mudanças da paisagem natural. É fundamental manter e ampliar as áreas verdes na cidade; o momento de agir é agora!