Maria Teresa Candido Dias, de 49 anos de idade, é coordenadora, junto com a professora Érika Thebbaldi, do Núcleo de Arte Professor Albert Einstein – vizinho e integrado à Escola Municipal. Com Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas pela UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), ela também atua na regência das aulas do setor artístico da instituição. Para que conheçam melhor este espaço dentro do Condomínio, confira a entrevista.

 

Há quanto tempo está na escola municipal? Já passou por outras funções na escola?

Sou professora da Rede Municipal de Educação há 17 anos. Trabalhei na Escola Municipal Ruy Barbosa (Bonsucesso) até o ano de 2014, onde ministrava aulas de Teatro e cheguei a ocupar a função de Coordenadora Pedagógica por um ano. Vim para o Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein em 2015 onde, além da coordenação, também atuo na regência de aulas.

 

Que atividades são desenvolvidas no Núcleo de Arte? Como é possível a participação dos moradores neste núcleo?

O projeto Núcleo de Arte vem sendo desenvolvido desde 1993 pela Secretaria Municipal de Educação, possibilitando aos alunos da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro o desenvolvimento e ampliação dos seus potenciais artísticos intrínsecos, através

de diversas disciplinas ministradas por professores concursados nas áreas de arte-educação: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Vídeo. Sendo um projeto de extensão pedagógica implica em atividades optativas, oferecidas em ambos os turnos, para que os alunos frequentem no horário contrário ao das aulas da grade escolar tradicional. Em 1996, o Núcleo de Arte Professor Albert Einstein foi instalado no Condomínio Novo Leblon, vizinho à Escola Municipal Prof. Albert Einstein. Ambas unidades escolares, com suas administrações próprias, buscam integração e parceria para incrementar a formação dos jovens alunos.

 

Que atividades e eventos o Núcleo de Arte realiza?

Ministradas de manhã e à tarde, de segunda à sexta-feira, em salas ambientadas o Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein oferece oficinas de: Música (Teclado, Flauta, Violão, Canto Coral, Bateria e Percussão); Dança (Ballet, Jazz, Hip Hop/ Street Dance); Artes Visuais (Desenho, Escultura de Objetos com técnicas de colagem/empapelamento, Moda/Figurino/ Adereço); Vídeo ( Animação, Roteiro e Filmagem, Vídeos para Internet); Teatro (Iniciação Teatral, Interpretação Teatral e Maquiagem Cênica, Criação da Cena Teatral), além de Prática de Montagem Teatral (Montagem de Espetáculos Cênicos, tendo elenco e equipe técnica formados por alunos do Núcleo de Arte). Periodicamente fazemos apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, com exposições, aulas abertas e pequenas apresentações de música, dança e teatro (“Núcleo de Portas Abertas”). Ao final de cada semestre, um espetáculo maior, geralmente em um sábado, com presença de familiares e a comunidade que acompanha nosso trabalho (“Culminância”).

 

Além das oficinas, há outros projetos em curso no local?

Também desenvolvemos o projeto “Um artista no Núcleo”, onde recebemos profissionais renomados das diversas linguagens artísticas para um bate-papo com alunos, professores e responsáveis sobre sua carreira. Para 2018 está prevista a reestreia da montagem teatral “Cyranô” (adaptação do clássico Cyrano de Bergerac – de Edmond Rostand) e a estreia de “Pedro e Inês” (texto baseado na história/lenda portuguesa). Além disso, em homenagem aos 250 anos do circo moderno e ao 22º aniversário do Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein, o projeto “Pão e Circo” prevê um espetáculo no final de ano com a participação de alunos de todas as oficinas oferecidas.

 

É possível colaborar com este setor da escola de alguma forma?

O Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein está aberto a todos os moradores e amigos do Condomínio Novo Leblon. A parceria para visitar, conversar, assistir aos espetáculos, ajudar com algum material para as aulas, e acima de tudo, conhecer o potencial destas crianças e adolescentes, cidadãos em formação.

 

Para finalizar, que recado gostaria de deixar para os moradores?

Para todos nós, que trabalhamos com a Educação neste nosso Brasil, acreditar no futuro é acreditar na semente que plantamos. A Arte ensina, a Arte une, a Arte expressa, a Arte liberta. A Arte tem o poder da ousadia: transformar-se para transformar o mundo… Energia impulsionadora para novos olhares, novos tempos. Professores, artistas, educadores, sonhadores, acima de tudo, trabalhadores. E se na lona que nos abriga houver furos pelas tempestades ou ventanias deste árduo caminho, que o sol e a lua salpiquem de estrelas o nosso picadeiro… Respeitável público, o espetáculo já vai começar.