O presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbroski, e alguns diretores da entidade estiveram reunidos, no último dia 12, com o prefeito do Rio de Janeiro,
Eduardo Paes, e o governador do Estado, Sérgio Cabral. O encontro serviu para tratar, principalmente, dos problemas envolvendo o trânsito na Barra da Tijuca.
Durante a audiência, o grupo propôs a prorrogação da linha BRT até o Jardim Oceânico, integrando, desta forma, o Terminal Alvorada com a Linha 4 do Metrô, que está em construção. Os líderes do Executivo municipal e estadual explicaram que a obra do BRT já consumiu aproximadamente R$ 8 bilhões e que, para ela, não há como destinar mais verba.
Sensibilizados com a justa reivindicação, Paes e Cabral comprometeram-se a solicitar que seus secretários elaborem propostas com outras formas de interligar os dois pontos.
Já com relação aos mergulhões, a Câmara da Barra se posicionou contra o projeto de criação de novo túnel subterrâneo que está para ser construído nas proximidades do BarraShopping. O grupo pediu que, ao invés disso, seja feita uma obra de rebaixamento da pista central da Avenida das Américas, na altura entre o VillageMall e o BarraShopping, criando novo retorno e eliminando o sinal. E, ainda, foi solicitada a criação de um mergulhão no Km1 da Avenida das Américas, minimizando os impactos do trânsito pela ligação da Ponte Lúcio Costa com a praia. O prefeito orientou o secretário de Obras a fazer orçamento tanto para a obra de rebaixamento, quanto para o novo mergulhão.