O comerciante aposentado Domingos Sampaio, que completou 91 anos de idade no dia 9 de agosto, mora no Novo Leblon há 33 anos. Natural de Esplanada, interior da Bahia, ele trouxe para o nosso Condomínio todo o conhecimento de quem nasceu em cidade pequena e dividiu conosco o seu carinho pelo plantio de árvores frutíferas.
Quando cheguei aqui, percebi que havia bons espaços para semear mudas de árvores. Na época, conversei com o superintendente e fui prontamente apoiado, como, aliás, hoje também sou. Escolhi as espécies frutíferas porque eu tinha conhecimento prévio sobre elas”, explica ele, ao caminhar dentre algumas das mais de 500 árvores por ele plantadas de várias espécies, como mangueiras, abacateiros, jaqueiras e coqueiros.
Semanalmente, Sr. Sampaio checa se as árvores estão bem cuidadas e se os frutos estão adequados para serem colhidos. Para tanto, conta com o apoio da sua esposa, Ademi Santos Sampaio, e com o auxílio de funcionários da área de manutenção, que já conhecem a sua rotina junto a esta tarefa. “Faço isso por prazer e com o intuito de proporcionar bem-estar a todos, seja pelas sombras que essas árvores oferecem, seja pelos deliciosos frutos por elas produzidos”, informa. E foi a partir desta rotina que o querido morador teve a ideia de promover o Festival do Coco. Realizado cerca de duas vezes ao ano, os cocos colhidos são levados para o ginásio do Clube e previamente refrigerados, para distribuição a todos que quiserem se deliciar com a refrescante bebida. “No último evento, em fevereiro deste ano, uma família norte-americana que tem apartamento no Condomínio e negócios no Brasil se aproximou para perguntar quanto era o coco. Expliquei que não havia custo e contei como eram cultivados. Eles ficaram maravilhados e afirmaram que nunca tinham visto nada parecido. Me senti satisfeito e orgulhoso por morar no Novo Leblon, condomínio que não existe parecido em lugar algum!”, enfatiza Sr. Sampaio.