Guardas da Patrulha Ambiental – parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Municipal – foram acionados por meio da Central 1746, no dia 26 de outubro, para fazer o resgate de três animais que apareceram na lixeira de um colégio particular localizado no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Ao chegar ao local, os agentes tiveram uma surpresa: eram três mãos-peladas.

Diferente dos gambás, que são os campeões de resgates realizados pela Patrulha na cidade (foram mais de 600 só em 2014), os mãos-pelados são mais ariscos. O último resgate de um animal dessa espécie foi realizado há pouco mais de um ano, vítima de um atropelamento.

Parecidos com os guaxinins, os mãos-peladas são mamíferos carnívoros muito inteligentes e de hábitos noturnos. Têm visão e faro muito apurados e habilidades com as mãos.

Após o resgate, os animais foram encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), onde passaram por avaliação veterinária, sendo em seguida soltos no Parque Municipal Marapendi, por se tratar de uma área de proteção, onde ficarão mais seguros.

A Guarda Municipal alerta à população para acionar os agentes da Patrulha Ambiental ao flagrar animais silvestres em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem. Os agentes podem ser acionados por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.