“Este Poveb é centenário”, disse o poeta Rinaldo Leite por ter sido a edição de hoje a 100ª. E não poderíamos ter melhor dia para recebermos a visita dos alunos do curso de Letras da FEUC, trazidos pelo professor e poeta Erivelto Reis, para o lançamento do livro deles “Vozes em construção”. Sabendo-se que essa presença foi capaz de produzir, junto aos poetas que frequentam o Poveb, um sarau singular, com momentos de muita emoção decorrentes da qualidade dos textos (prosa e poesia) declamados, interpretados ou lidos. O livro dos alunos da FEUC é um e-book e pode ser achado em “www.feucnelblogspot.com” para os que desejarem conferir o valor das obras que enriqueceram o nosso sarau de hoje.

O poeta Erivelto Reis continua aquele com quem aprendemos a conviver por um bom tempo a partir da fundação do Poveb – delicadeza, respeito, educação e simplicidade. Difícil falar em Erivelto sem mencionar o saudoso Primitivo Paes, também assíduo frequentador do Poveb por um bom tempo, dada à forte amizade entre os dois. Primitivo foi lembrado várias vezes pelos alunos, que declamaram alguns de seus poemas, pelo poeta Erivelto Reis e por nós do Poveb através de mensagem que enviamos de Pucket, Tailândia, para o Rio no dia do seu falecimento, e de um concurso de poesia que realizamos em sua homenagem, de Hernani Bottega e Marcos Damasceno, também falecidos.

Tivemos ainda a relevante presença da poeta povebiana Celi Luz, que a todos encantou com textos do seu mais recente livro, “Em razão do amor”, que terá, oportunamente, também lançamento no Poveb. Quando a poesia encanta, o tempo passa sem que a gente perceba. Sobrando espaço para que as pessoas que comparecem apenas para ouvir os poetas e prosadores sejam chamadas e produzam depoimentos que nos surpreendem. Como foi o caso de Maria José e Ângela Regina, respectivamente, diretora e ex-diretora de escola, que em poucas palavras retrataram a difícil situação em que se encontra o ensino em nosso estado. Oportuna a intervenção em função dos futuros professores que vieram conhecer o Poveb, e, em função de informações que muitos de nós não tínhamos.

E, por fim, o registro de uma satisfação muito grande em contar com Rafael Poubel, Paulo Siqueira, Luiz Teles, Ângela Carrocino, Messody Benoliel, Mariana Freitas, José Anchieta, Roberto Castro e outros importantes nomes que não lembramos agora. Para dotar o evento da qualidade e da relevância que pode ser encontrada em muitos saraus pelo Rio, sendo o nosso um deles.

(Colaborador: Aluizio Rezende).