O POVEB descansa em janeiro e fevereiro porque o agito é razoável durante o ano. Nesses meses aproveitamos para preparar a coletânea de textos com que comemoramos a existência de mais um ano do movimento.

Em 2016, estivemos pela segunda vez em Passa Quatro, durante as festas juninas, com uma maravilhosa turma de poetas e amigos. Brincadeiras, folguedos, comilanças e um belo sarau com a participação do Prefeito da cidade, que tem intimidade com a poesia, recitando, para nossa surpresa, um clássico de Tiago de Melo.

Em comemoração aos 10 anos do POVEB, entre outras atividades, fizemos um memorável concurso de poesia, o Troféu HPM, em homenagem aos desaparecidos Hernani Bottega, Primitivo Paes e Marcos Damasceno. Concurso que primou pela simplicidade, mas que constou de tudo o que constam normalmente os concursos: regulamento, comissão julgadora, prazo para a apresentação dos textos, etc. E uma festa maravilhosa na entrega dos resultados. Também comemorando nossos 10 anos, reunimos num esplêndido sarau nossos amigos e reconhecidos poetas Mano Melo, Tanussi Cardoso e Marcus Vinicius Quiroga, três grandes forças do verso no Rio. Foi uma noite de abundância da energia poética, considerando-se a presença de tanta gente boa reunida. Contudo, muito mais coisas fizemos. E não devemos parar. Março vem por aí. Até lá.

(Colaborador: Aluízio Rezende).